Como Jesus Cristo mudou corações, não apenas mentes

How-Jesus-Christ-Changed-Hearts-Not-Minds-768x384
How-Jesus-Christ-Changed-Hearts-Not-Minds-768x384

Em um mundo cheio de opiniões e vergonha online, lados extremos e barulho vazio, muitas vezes pode parecer que estamos gritando no vazio quando defendemos aquilo em que acreditamos. Alguém mudou de ideia sobre um problema por causa de um evento social postagem na mídia? Será que todos arregaçarão as mangas e começarão a trabalhar quando algo não estiver mais sendo uma tendência na consciência pública? Como sociedade, sabemos como trabalhar juntos para mudar o mundo para sempre?

A resposta, na maioria das vezes, parece ser um retumbante não.

Ao enfrentarmos e continuaremos enfrentando confusão e contendas no mundo ao nosso redor, somos abençoados por ter o exemplo supremo de Jesus Cristo para nos inspirar. Jesus foi revolucionário porque Ele procurou conquistar o coração das pessoas, ao invés de cidades. Em vez de fóruns para convencer e mudar mentes, Ele plantou sementes de fé e amor. Ele sabia que, para crescer na graça e na verdade, precisaríamos de corações novos e brandos, em vez dos pedregosos, tão impactados pela influência do mundo. Ao compreender como Jesus impactou o mundo ao Seu redor como parte de Sua missão divina, podemos entender melhor como podemos impactar o mundo para o bem.

Jesus ensinou a verdade

Jesus ensinou e viveu verdades eternas. Ele disse: “Se vós permanecerdes  na minha palavra,  verdadeiramente  sois meus  discípulos ; E  conhecereis  a  verdade , e a  verdade  vos  libertará . ” Com tanta informação (e desinformação) disponível ao nosso alcance, aprender e aplicar a verdade é essencial. Descobrimos a verdade por meio do estudo, ponderação e oração. Devemos buscar vários pontos de vista, examinar de perto as fontes de credibilidade e nos perguntar se as informações que estamos analisando se alinham com os dois grandes mandamentos de amar a Deus e aos outros.

Então, podemos compartilhar a verdade com clareza e confiança. Embora a paixão de nossas convicções possa ajudar a inspirar outras pessoas, devemos tentar evitar argumentos complicados que são manipuladores ou distorcem a verdade para ser mais persuasivos. Podemos confiar no Espírito Santo para permitir que a verdade tenha impacto sobre outras pessoas. Lembre-se de que Néfi ensinou que “o  culpado considera que  a  verdade  é dura, pois ela os  atinge até o centro”.

Jesus Encarnou a Humildade

A menos que sejamos cuidadosos, sentir-se aprendido e cheio de verdade pode facilmente nos levar ao orgulho. Jesus glorificou o Pai em todas as coisas; as verdades do evangelho não foram usadas para elevar Sua posição ou provocar aclamação mundana. Em João 5:19, Ele disse a uma multidão enfurecida: “Em verdade, em verdade vos digo: O Filho nada pode fazer de si mesmo, senão o que vê  o  Pai fazer”. Ele também disse: “Não faço nada  por mim mesmo; mas como meu  Pai  me  ensinou  , eu  falo essas coisas. ”

As pessoas ficam quase imediatamente desanimadas quando alguém age como se fosse superior em inteligência ou compreensão. Não devemos apenas evitar agir com superioridade, mas devemos acreditar no princípio da progressão. Não há um único ponto nesta vida em que teremos aprendido tudo. Devemos sempre confiar em Deus e dar glória a Ele por tudo o que passamos a entender. Devemos abraçar as oportunidades de ver perspectivas diferentes e aprender com os outros. Devemos permanecer especialmente abertos para aprender de Deus e ser corrigidos.

O Élder F. Enzio Busche disse certa vez: “Deus sabe melhor do que você o que você precisa. Ele sempre tenta falar com você. Ouça e siga as sugestões incômodas que ele nos faz – tudo vai se encaixar. ” À medida que abraçamos a humildade, nossas motivações são purificadas e nos tornamos mais poderosos e inspirados em compartilhar nossas mensagens.

Jesus ofereceu convites ousados

Jesus sempre ofereceu convites ousados ​​aos que ensinou. Para alguns, Ele disse: “Venha, siga-me”. Para outros: “Vá e não peques mais.” Ao corrigir Pedro, Ele até disse: “Para trás de mim, Satanás”. O que todas essas instâncias têm em comum? Jesus sabia exatamente com quem estava falando, entendia a capacidade da pessoa e não se esquivava de pedir àquela pessoa que Lhe entregasse tudo.

Em todas as nossas interações, devemos nos lembrar da divindade de todos os filhos de Deus e da admoestação para amar nossos inimigos. Por meio do poder da Expiação de Jesus Cristo, podemos descobrir as sementes rudimentares de luz em cada filho de Deus, mesmo que eles usem seu arbítrio para não nutrir essas sementes. Essa mentalidade nos ligará à visão de Cristo, levando a uma maior inspiração sobre como ser corajoso ao convidar outros a agir.

Jesus freqüentemente perdoou

Temos a ordem de perdoar. É natural, especialmente em face da atrocidade, desejar vingança e retribuição. Em nossos esforços para buscar justiça, devemos ser cautelosos com o ódio ácido que tenta corroer nossa sensibilidade ao Espírito. O perdão não é absolvição . O perdão não remove as consequências. O perdão significa que você reconhece que Deus é o juiz supremo e está disposto a desistir da decisão de como julgá-lo.

Não permaneça em situações perigosas. Não tolere o mal. Mas perdoe as faltas, estenda misericórdia e estenda a mão para ajudar. Jesus disse em toda a escritura que Sua “mão ainda está estendida”. Se formos sérios em seguir Seu exemplo, devemos fazer tudo o que pudermos para manter nossas mãos estendidas para todos os filhos de Deus.

Jesus nunca comparou a dor

A dor pode ser comparada. Os níveis de impacto e tragédia existem em uma escala que muitas vezes é obscura. É claro que um arranhão emocional não é o mesmo que um buraco de bala emocional. Décadas de racismo sistemático não se comparam a alguém que se sente desconfortável ao descobrir verdades sobre a sociedade e a cultura em que vivemos. Jesus é surpreendente porque Ele nunca usa Sua dor contra nós, embora tenha todo o direito de fazê-lo.

Na escala da dor, Ele vence. Toda vez. Seu sofrimento por toda a humanidade é insondável. No entanto, Ele não compara Sua experiência com a nossa, exceto para oferecer esperança na redenção. Ele não nos diz que nossa dor não importa ou é irrelevante porque a dele é maior. Ele honra toda dor. Ele busca consolar a criança que perde um brinquedo favorito, um homem que foi rejeitado pela garota de quem gostava, a jovem que foi abusada sexualmente, as vítimas de desastres naturais catastróficos e as comunidades devastadas e atormentadas pelo racismo. Ele procura confortar a todos nós.

Não devemos fazer pouco caso de questões sérias (evitando assim a ajuda imediata), contrapondo experiências claramente menores às de maior magnitude. Mas é uma verdade honesta que a dor pode enfraquecer as pessoas. O homem natural nos preocupa com nossa dor e somente com nossa dor. Se quisermos pedir a alguém para sentir mais dor, nós o tornamos mais forte, reconhecendo sua experiência, em vez de diminuí-la. Isso não significa que aceitamos isso como desculpa para a inação. Significa simplesmente que estamos colocando a mão em suas costas, como Cristo faz, ao pedirmos que encostem mais nos ombros.

Cristo diz: “Sei que você está sofrendo e me seguir só trará mais dor. Aqui está porque é necessário e aqui está porque você pode fazer isso. ” Às vezes, isso é tudo o que é preciso para transformar fraqueza em força e um inimigo em aliado.

Jesus confiou na vontade de seu pai

Todos ansiamos por um mundo cheio de paz. No entanto, sabemos que nos últimos dias que “ nação  se levantará contra nação, e reino contra reino, e haverá  fomes , e pestes, e terremotos, em vários lugares. E então muitos ficarão  ofendidos e trairão uns aos outros e se odiarão. E porque  a iniqüidade  será abundante, o amor de muitos cera  fria “.

Sempre há esperança por meio de Jesus. Os corações podem e serão mudados, especialmente quando os discípulos de Jesus realmente tomarem uma posição favorável aos Seus ensinamentos e ao Seu amor. Mas também precisamos ter fé, ao ver o mundo cada vez mais escuro, de que um dia a luz de nosso Redentor irromperá em glória majestosa para nunca mais ser apagada.

Fonte: ldsdaily.com